sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

I Encontro da Música Alternativa em Valença: upgrade na cena rock


Nos últimos dois anos, alguns acordes, riffs de guitarra e baixo, rufos de bateria e grooves afins ressoam em alguns espaços de Valença, aqui e acolá, sinalizando para a real existência de uma cena rock na cidade e que andava meio adormecida. Falo, por exemplo, da Ocupação Cultural que abriu o palco para bandas como Os 4 Elementos, O Chamado, Status, Garagem 23, No I Feel, Flor de Venus, Dimenor; falo do show de lançamento de Os 4 Elementos; da vinda do Cólera produzida por Gugui Martinez; dos encontros realizados pela Doom Ocultan; das três edições do Sound System Caminhos do Reggae... só pra citar alguns sinais evidentes de que “...o pulso ainda pulsa”.
Falando em pulso, Valença já foi mais pulsante, quando por aqui bandas como Espaço Curto, Rock Bis, Curto Circuito, Pêra Peluda, Besouros que Fedem, UTI, Os Vermes, MasMorra, Kilombra, Dynamus, Anhangá, Car Kills Frog, Utrampo, Disteria. Armengados, The Hangers, Hardcross, ET², entre outras, compunham um cenário com muito mais shows e encontros de rock. Era mais movimento, mais pulsação.
Pois bem, o I Encontro de Música Alternativa em Valença, acontece no dia 19 de março, no Centro de Cultura Olivia Barradas, prometendo injetar uma overdose de rock nas artérias da cidade. Adriano Pereira, produtor do evento, afirma que “Será um encontro de diferentes tribos em um dos melhores espaços culturais do interior baiano”. E acrescenta: “O movimento tem como objetivo integrar diferentes segmentos da arte em um só dia, apresentando ao público diferenciadas manifestações artísticas. Teatro, Poesia e muita música irão compor esse primeiro encontro”.
Entre as bandas convidadas está a Dynamus de Salvador, um power trio de metal/hardcore que se apresenta em Valença depois de anos sem pisar nos palcos da cidade onde surgiu. Formada por Eldo Luiz, Amarildo Santos e Ticiano Lima, o grupo promete detonar a sonzeira no evento, para marcar o reencontro da banda com o público valenciano. Quem não conhece, pode conferir: www.myspace.com/dynamusxxx. A outra banda convidada é a Kodesh de Itabuna, que vem com seu poderoso punk/crossover. A banda acaba de lançar seu primeiro single na Internet – Fronteiras Suicidas – e desembarca na cidade para mostrar músicas inéditas que estarão no primeiro cd, previsto para ser lançado ainda neste primeiro semestre. Confira também: http://www.myspace.com/kodesh.ba.

Completam o cast do I Encontro de Música Alternativa em Valença duas bandas locais. A No I Feel, que surgiu em 2004, movimentou a cena na época e reapareceu no final de 2010 com uma nova formação. Após apresentar-se na Ocupação Cultural e em outros eventos de rock na cidade, o grupo composto por Raoni Draven, Mateus Magyver, Marllon Santos, Douglas TheRev e Ales Rangel, traz no repertório novidades como Baudelaire and Wine e Shadows in the Heart, compostas por Raoni. No blog da banda tem mais novidades: http://bandanoifeel.blogspot.com. Já Os 4 Elementos propõe uma fusão de linguagens artísticas - tendo a música como eixo estruturante - para denunciar as mazelas da contemporaneidade. Misturando reggae, dub e rock progressivo, as apresentações da banda articulam poesia e artes cênicas. Com nova formação – David Willyam, Fred Gazo, Mateus Magyver e Mauricio Campos – Os 4 Elementos vem marcando presença no contexto cultural do Baixo Sul. Para viajar na originalidade da banda, acesse:
http://bandaos4elementos.blogspot.com ou www.myspace.com/os4elementos.


Publicado por Plutarco Drumond no jornal Valença Agora Nº 303 - p. 13 - 17 a 23/02/2011

Nenhum comentário: